Páginas

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Construção de uma ideologia



No dia 19/01 visitamos o Hospital Infantil Municipal Menino Jesus, e nessa visita acompanhamos o trabalho feito pelos voluntários da Operação Arco Íris (www.operacaoarcoiris.org.br) que se fantasiam de palhaços e visitam as crianças e adolescentes internados.

A visita ao Hospital Menino Jesus teve enorme importância para a ideologia do nosso projeto. Conhecemos de perto a vivência das crianças hospitalizadas e a influência que as brincadeiras lúdicas têm na recuperação delas.

Projeto social, a ONG Operação Arco Íris vive de doações feitas por empresas e pessoas comuns, os voluntários se candidatam e passam por uma seleção e treinamento de 6 meses para iniciar nos hospitais como “fantasminhas” acompanhando os voluntários mais experientes e após aprovados iniciar o trabalho como “palhaços”.

Na visão e conhecimento adquirido pelos voluntários da Operação Arco Íris, este ato semanal tem impacto tanto na vida deles como na recuperação das crianças hospitalizadas. A convivência com algumas crianças e adolescentes por vezes é de longo tempo, criando afinidades, lembranças e histórias que ambos relembram a cada reencontro.

Os voluntários passam por uma transformação no momento em que se vestem como palhaços para iniciar o trabalho no hospital. Do momento em que se transformam as falas mudam, as vozes, o jeito de andar, o modo de ver as coisas. São palhaços, simples nos seus atos e tão transformadores naquele ambiente. Ao acompanha-los durante a visita, os sorrisos em meio a tantos tubos, medicamentos e sofrimento é sincero e dá a sensação de alívio. São breves momentos de brincadeiras que são lembradas e relembradas. São momentos em que o sorriso é o mais valioso dos presentes.

No geral é tudo cinza, doloroso e chato. A possibilidade da implantação do brinquedo na recuperação infantil hospitalar está mais que provado, surte efeito! Alguns momentos de alegria e esperança valem a pena serem cultivados.

Para nós, alunos da ETEC a experiência foi muito importante, pois conhecemos a realidade vivenciada pelas crianças hospitalizadas e nos dá uma ideia de como implantaremos o projeto.


Um comentário:

  1. Parabens pela iniciativa, acredito que a experiencia alem de motiva-los no projeto, abra seus horizontes!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir