Páginas

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Brincando com Arduino - A trajetória



Nossa inspiração inicial surgiu da ideia e dica do nosso professor de PTCC (Trabalho de Conclusão de Curso) Wilhelm. Já sabíamos que utilizaríamos o arduino, porém qual seria o projeto? O nosso professor nos orientou bem pelos caminhos de uma ideia social, nos indicou o filme sobre a vida de Patch Adams e dicas ao longo do nosso projeto que foram cruciais no sucesso obtido. Daí em diante foram surgindo ideias do grupo, um ursinho robô que contasse historinhas para crianças hospitalizadas, uma base onde ficariam os fios e a placa arduíno, sendo que externamente teria alguns botões de liga, desliga e repete, para controlar o robô e as músicas.

Neste longo caminho que trilhamos para chegar ao resultado final tivemos de tudo um pouco, ajuda ideológica da Operação Arco Íris, ajuda do nosso professor Felipo que nos forneceu o material de seu mestrado sobre Jean Piaget, que nos ajudou muito na nossa documentação do TCC. Além de todo o apoio da APAE, que nos recebeu de braços abertos e nos forneceu toda informação necessária para adequar nosso projeto para as crianças que recebem apoio pedagógico lá.

O urso fofinho deu lugar ao robô inspirado no filme Wall-E, foi uma bela inspiração para o projeto, além de combinar com o arduíno e suas possíveis aplicações na área da robótica.

Com o brinquedo já definido, começamos a procurar equipamentos ou robôs prontos onde apenas seria configurado o arduíno. Surgiu então uma nova ideia, a de utilizar material reciclado e fabricar nosso próprio robô. Recebemos ajuda do grupo Relixo, grupo de TCC da nossa turma de Informática e doação da empresa Screens do Brasil, que doou material reciclado para os olhos do nosso robozinho.

Definido para ter botões, tivemos que mudar o layout do brinquedo por exigência do curso de informática, criamos então um software em Java que controlaria as funções da placa arduíno. Por meio do software a criança escolhe a história que quer ouvir, clica no botão e o robô ”acorda”, o robô abre os olhos (acende os leds dos olhos do robô), nosso robozinho está acordado e contando histórias. Quando a criança clica no botão dormir, o robô “dorme”, a historinha para e os leds apagam.

 
Imagem do software em Java


Além de montar o robô, nós do grupo de TCC fizemos as vozes das historinhas, com histórias infantis com direitos autorais Creative Commons.

Bom, o projeto ainda não terminou, na verdade nem começou direito. Passamos pelo desafio do TCC e agora vamos para um novo e longo desafio, apresenta-lo as crianças da APAE e realizarmos um trabalho em apoio aos estudos que elas recebem na instituição. Nosso projeto pertence a APAE, as crianças que serão ajudadas são crianças com deficiência intelectual; aprendemos muito sobre elas e seus desafios diários, vamos agora aprender ainda mais conquistando a confiança delas e nos tornando amigos no dia a dia do projeto. 

 
O robô

O projeto sendo apresentado à Banca do TCC


Grupo de TCC (Nicolas, Marcelo, Mirian, Nerci e Rosimar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário